Singônio

Clique na imagem para abrir a galeria.

O Singônio (Syngonium angustatum) é uma planta de folhagem ornamental, de meia-sombra, e crescimento rápido, principalmente no calor.

Ele é um tipo de trepadeira, que em um comportamento parecido com a Jibóia. Porém ele gosta de mais luminosidade. Não se dá muito bem com frio e vento excessivos. É fácil de cuidar, uma vez que pega, não requer muitos cuidados, desde que se use uma terra boa adubada. Recomenda-se usar um suporte de fibra de coco para ele se apoiar.

O Singônio tem uma característica interessante de crescer de duas formas diferentes dependendo de como onde estiver plantado. Se tiver próximo a uma parede ou suporte, ele vai crescer muito em comprimento, se prendendo como as trepadeiras em geral. Porém, se for plantado no chão ou em vasos grandes, mas sem suporte, ele se espalha pelo chão mesmo, produzindo muitas folhas e mudas, mesmo sem apoio para subir. Da mesma forma que a Jibóia, ele te facilidade de se enraizar quando o caule alongado toca o chão.

Suas folhas também variam de desenho conforme o nível da luminosidade, assim como a Jibóia. Quanto mais escuro, mais verde escuras ficam, e quanto mais claridade, mais esbranquiçadas. Quando estão numa luminosidade ideal, as folhas ficam mais bonitas, com verdes intensos e ranhuras brancas bem destacadas. Se as ranhuras não estão bem visíveis, é porque a luminosidade não está ideal.

Anúncios

7 responses to this post.

  1. Aqui em casa tem dessa, minha mãe é apaixonada por plantas.
    Muito legal as informações 🙂

    Responder

  2. Posted by mario valeriano on 2 de julho de 2013 at 5:27

    É verdade que o singônio pode ser plantado em água ?

    obrigado!

    Responder

  3. Posted by Edson on 19 de outubro de 2015 at 16:46

    Olá !
    Gostaria de saber quais plantas posso cultivar em água com bolinhas de gel. Moro em apto e não tenho muito espaço, então precisa ser planta de pequeno porte, vc poderia me dar dicas ?
    Meu nome é Edson e meu e-mail é: noside62@gmail.com
    Obrigado !

    Responder

    • Uma planta que eu conheço é a camila (dieffembachia). Mas acho que qualquer uma dessas que vivem só com água servem. Tem alguns tipos de cactos pequenos que você pode criar em vaso só com pedriscos e dai algumas bolinhas de gel. Abraços.

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: