Pingo de Ouro

20060228 139_X_Crop
O Pingo de Ouro (Duranta erecta aurea) é aquela plantinha que vemos em belos jardins, fazendo desenhos e cercas vivas bem bonitas, quando bem podados.

Apesar de parecer uma planta nobre, difícil de cuidar, na verdade é uma planta extremamente fácil de cuidar. O máximo que pode acontecer se você não fizer nada é que ela vai ficar irregular, sem o visual trabalhado que se costuma fazer.

Vive bem em sol e meia sombra, mas não muito bem em sombra total.

Encontrei esse link aqui que explica melhor como cuidar:

http://www.fazfacil.com.br/jardim/pingo-de-ouro-duranta-repens/

Vamos começar no início, a criação de mudas. Você só precisa pegar uns galhinhos bons, novos, verdinhos e moles. Não serve galhos duros lenhosos. Veja a foto abaixo.

 

DSC02621

 

Nesta foto eu coloquei as mudas enfiadas na terra para enraizarem. Foi 100% de sucesso. A dica é a mesma de sempre para estaquias. Cortar em diagonal, tirar uma parte das folhas, colocar em terra de boa qualidade e manter a terra úmida. Usar fertilizante NPK 10-10-10 também ajuda a acelerar.

No lado direito da foto tem um arefato que eu costumo usar para ajudar a enraizar mudas. É uma mini-estufa de garrafa pet, mas já é assunto para outro post. As mudas do vaso, na verdade foram tiradas de uma dessas mini-estufas depois de uns dias para enraizar. Mas eu só faço isso porque em casa venta muito, e a terra seca muito rápido, mas dependendo do lugar não precisa, dá pra fazer direto no vaso.

Depois que elas crescem um pouco mais você precisa colocar em vasos maiores, ou direto no local final. Eu quis colocar antes em uma jardineira para elas crescerem mais. Veja na próxima foto.

 

IMG_20131108_083144

 

Aqui eu já coloquei as mudas em uma jardineira para crescerem mais. Observe que é necessário deixar um certo espaço entre uma e outra, porque elas vão crescer espalhar os galhos, formando uma coisa só. Aquelas cercas vivas são várias dessas equidistantes, cujos galhos fica juntos parecendo uma coisa só.

Agora veja como ficaram depois de 4 meses e algumas podas.

 

DSCN0056

 

Já cresceram a ponto de formarem uma coisa só. Agora você pode pegar as mudas já crescidas, com raíz e tudo, e transplantar para o local definitivo, ou criar no vaso mesmo. Só que se for criar em vaso precisa lembrar de alguns cuidados semelhantes à criação de bonsais, por exemplo, periodicamente vai precisar podar as raízes.

Aliás, acho que vou pegar uma das mudas para criar como bonsai, boa idéia…rsrs!

Eu já coloquei algumas mudas no canteiro definitivo, mas ainda estão pequenas, quando estiverem legais vou colocar mais fotos aqui no blog.

Veja abaixo um exemplo em um jardim:

 

 

Agora, por último, um exemplo de Pingo de Ouro que não foi podado para ficar “quadrado”.

 

Anúncios

15 responses to this post.

  1. Posted by Adriana on 8 de fevereiro de 2017 at 15:58

    Tirei uma muda comraiz e replantei. Ela secou totalmente

    Responder

    • Que pena! Eu nunca tentei replantar inteira com raiz, normalmente só pego estacas. Talvez você pode tentar tirando a maior parte das folhas e também podando um pouco da raiz, mas precisa regar com frequência até começarem a aparecer novas folhas. Também precisa usar uma terra adubada para garantir. Acho que quando a planta está grande, não resiste bem ao transplante.

      Responder

  2. vou tentar essas dicas, pois estou a bastante tempo tentando fazer mudas por estaquia, mas elas secam.

    Responder

    • Precisa usar galhinhos novos e finos, de mais ou menos um palmo de comprimento ou pouco mais. Também precisa tirar pelo menos metade das folhas, e fazer o corte em diagonal. Daí você planta enfiando na terra, sem fazer buraco, porque aí já fica bem preso e com terra no corte. E depois precisa manter a terra sempre úmida, e deixar na sombra, até começarem a nascer novas folhas.
      Em último caso também pode ser usado hormônio enraizador, que vende em lojas de jardinagem. Deixa a estaca mergulhada numa água com o hormônio por 15 minutos antes de plantar na terra. Depois joga essa água como primeira rega na terra, logo que plantar. Tem que pegar o jeito, porque várias coisas podem prejudicar: Vento, sol, terra seca etc. Boa sorte.

      Responder

  3. Posted by walder alves carvalho on 3 de abril de 2017 at 18:52

    eu posso plantar direto no canteiro e com todos os cuidados?

    Responder

  4. Posted by thiko2004 on 18 de abril de 2017 at 12:32

    elas dão flor
    ?

    Responder

    • Ouvi dizer que se não for podada pode dar flor, mas as minhas nunca deram flores. Não sei se é todo tipo que dá flor. Parece que a maioria que se vê por aí é feita a partir de cruzamentos, e não dá flor.

      Responder

  5. Posted by Andriego on 29 de maio de 2017 at 16:03

    Boa tarde!
    Fiz umas remoções nas minhas pingo douro, já estavam grandes de 40 a 50 cm .
    Trocando-as de solo elas caíram todas as folhas é sinal que morreram ? E quandos cm coloco uma de distância da outra, para me proporcionar uma cerca viva bem fechada ? E tbm fiz mudas apartir dos galhos e as mesmas tbm caíram sua folhas será que morreram ? E quando tempo levam para criar raiz ?
    Obrigado !
    Att Andriego

    Responder

    • Recomenda-se tirar pelo menos metade das folhas das estacas para plantar. E também usar galhos novos não muito grandes. As vezes que tentei fazer estacas com galhos grandes não deu certo. Demora mas ou menos 2 semanas pra ter certeza se vai viver, e um mes e pouco pra começar a brotar. Quando você ver folhinhas pequenas aparecendo é que já deu certo! Tenho uma cerca viva onde usei aproximadamente dois palmos de distância entre as mudas, mas é um local pequeno, vai depender da altura que pretende. Basicamente a distância suficiente para as plantas encostarem as copas.

      Responder

      • Posted by Andriego on 31 de maio de 2017 at 15:25

        Muito obrigado . Creio q terei q fazer mudas novas pois as minhas acho q morreram todas , Agora quanto a essas que removi ? Elas tem 30 a 40 cm e removi de minha Chacará já com raiz e muito bem desenvolvidas ,só q quando as trouxe para minha casa e as plantei suas folhas caíram todas ficando com um aspecto feio, me falaram para poda-las assim voltariam a brotar , tens alguma dica ? Fico no aguado . Desde-já agradeço .

  6. Posted by alison on 1 de agosto de 2017 at 9:37

    POsso plantar as estaca em caixas de leite ?

    Responder

  7. Posted by Silvia Cristina on 23 de setembro de 2017 at 8:56

    Essa planta tem que ser molhada todo dia? E como eu faço pra colocar ela no vaso sem estragar?

    Responder

    • Se for em vaso, precisa fica de olho porque a terra seca rápido, principalmente vasos pequenos. Se for direto no chão, em jardim e canteiro, nem precisa molhar depois de crescidas, pois ela forma raízes profundas que resistem até as chuvas, aí é só podar. Mas em vaso precisa molhar com frequência dependendo do tamanho. Em vasos pequenos, sem chuva é quase todo dia mesmo!

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: