Meu Sistema Enraizador

Quero mostrar pra vocês meu sistema enraizador caseiro.

À esquerda o vaso autoirrigável, e à direita um copinho plástico com água.

Primeiro eu coloco as estacas no copo com água e deixo alguns dias até formarem as raízes. Depois eu transplanto pro vaso autoirrigável e deixo algumas semanas pra pegar bem e fortalecer as raízes. Eu uso água com um pouco de biofertilizante do meu minhocário, mas com água pura também funciona. Você pode usar a sua mistura mágica preferida.

Detalhe, as estacas inicialmente devem ser sem folhas. Essas aí das fotos cresceram depois. É um sinal de que estão bem. Não tira não, deixa assim até o plantio final.

Eu já tentei plantar do copinho direto na terra final, mas a maioria não sobreviveu à mudança brusca de ambiente. Então resolvi usar o vaso autoirrigável pra amadurecer as estacas antes de plantar no local definitivo.

No vaso é recomendado usar uma terra misturada com areia, algumas pessoas usam areia pura, eu gosto de usar terra mesmo. Mas precisa ser bem macia e porosa pra facilitar o crescimento das raízes, e também a umidificação da terra.

E dessa forma o sucesso foi garantido!

Tem um monte de vídeo no youtube ensinando a fazer vaso autoirrigável de garrafa pet, é muito fácil. A única dica que eu preciso dar é que você precisa molhar bem a terra logo que plantar as estacas, por dois motivos: Primeiro, pra minimizar o stress hídrico, lembre-se que as estacas estavam direto na água. E segundo, porque se não fizer isso, a água não vai subir pelos barbantes. Precisa estar tudo molhado previamente. Tambem recomendo molhar bem os barbantes na parte de baixo em vez de simplesmente colocar na água. Depois é só largar num lugar na sombra, mas com claridade. E ficar de olho na água, quando secar de tudo reabastecer. Essa aí durou mais de duas semanas sem precisar colocar água.

A propósito, essa planta é a Grama Amendoim. Muito resistente e fácil de cuidar!

Deixe um comentário